segunda-feira, novembro 28, 2005

Paulo Autran dirige leitura - O Funil do Brasil


Terça Feira dia 22 de novembro de 2005 pude conferir no auditório da folha a leitura dramática da peça: O Funil do Brasil, do autor Sérigo Roveri, quem tive o prazer de conhecer no lançamento do livro da Tuna Dwek.


Na direção da leitura o ator Paulo Autran, e na interpretação: Claudio Fontana, Vera Mancini, Priscila Carvalho, Vera Zimermann, Matheus Carrieri, Elias Andreato, Genesio Guerra e Pedro Henrique Moutinho.

A peça retrata os "reality Shows" e consequentemente a televisão brasileira. Que se preocupa somente em aumentar sua audiência do que passar uma programação educativa, cultural e que possam ajudar no conhecimento humano. Com um caráter cômico a peça mostra as manhas e artimanhas para se conseguir audiência, mesmo que seja a base de mentiras, falta de caráter, ilusões, um puxando o tapete do outro em que até o apresentador está metido até a cabeça.

A leitura serve para ser testado, e percebemos alguns erros, momentos parados, cansativos e repetitivos, mas a peça é maravilhosa, este grupo de elenco conseguiu nos levar a uma catarse, mesmo eles lá, sentados, com papéis nas mãos, o Paulo Autran ao lado seguindo a leitura, mas conseguimos entrar no mundo lúdico e ver o cenário, o figurino e tudo mais que nossa imaginação nos permite.

Com certeza, este texto encenado será um grande sucesso. Todos estão de parabéns e em especial nosso querido ator Paulo Autran e o magnífico autor Sérgio Roveri.

Saibam mais de Sérgio Roveri...

Jornalista e dramaturgo, Sérgio Roveri trabalhou vários anos no Caderno de Variedades do Jornal da Tarde e, no momento, escreve sobre teatro para o jornal Diário do Comércio. Além de O Funil do Brasil, escreveu Vozes Urbanas, um conjunto de quatro monólogos selecionados para a Mostra de Dramaturgia Ágora Metrópolis XXI, e O Horário de Visita, texto que acaba de receber o prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, O Encontro das Águas. Seu nome integra também a coletânea Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século, que acaba de ser publicada pela Ateliê Editorial.