terça-feira, novembro 29, 2005

Teatro de Rua


Teatro de Rua

Aproveitando que a IV Mostra de Teatro de Rua de Paraty RJ está aí, aqui fica algumas dicas sobre teatro de rua. Na foto Wilden Salles e Lell Trevisan (eu) na peça “Salomé & Yocanaãn
Frases que possam ajudar na formação de um ator de rua:

Textocentrísmo: somos muito ligados ao texto. E na rua é o de menos.
- Tem que ter menos texto e mais gestos
- O texto tem que ser em linguagem popular
- O público não se envolve com o texto, se der 2 piadas iguais cansa o público
Movido Corporalmente:
- 30% fala e 70% corporalidade
- Criar eixos corporais diferentes
- Diversificar a partitura corporal
Comunhão com o público:
- Fazer COM o público e não PARA o público
- Atenção do ator, SEMPRE!
Procurar o melhor espaço para apresentar dentro do possível
Definir espaço cênico (semi-círculo, arena etc)
- Para definir o espaço pode ser usado garrafa
Figurino simplificado
- Tudo que se coloca no lado esquerdo é mais visto
Nunca quebrar a improvisação do outro ator
Temos sempre que nos perguntar:
- Por que e para quem faço teatro de rua?
- O que queremos falar e passar com a peça?

“O ator de rua transforma a platéia”

A Farsa é fundamental na rua
- Farsa é a caricatura do dia-a-dia com verdade
- Personagem sempre falso e artificial
- Ter sempre o meio termo: nunca ser demais e nem de menos
Tomar cuidado porque
- Nem todo teatro na rua é teatro de rua
O público tem que participar com o ator
Performances
- Estátua, Vitrine Viva, Sombras etc
Espaço Cênico
- Relação entre palco e pessoas
O ator tem que conhecer o acústico
- O ideal é ter sempre uma árvore para se apresentar embaixo
Em rua não se fala em linha reta e sim em diagonal
- Jogar a voz para os lados
- Cruzar a voz dos atores
Preparar o cenário
- Sempre alto e nada no chão
- O público tem que ter boa visibilidade
- Trabalho do ator, sempre em nível alto
- Não exagerar nas cores do cenário, evitar cores quentes
Dramaturgia para rua
- A fala simplesmente complementa a ação
- A temática do teatro de rua tem que interessar o povo daquele momento
Interpretação
- De acordo com a interpretação o teatro de rua é bem próximo do teatro infantil
O corpo do ator tem que estar bem preparado
- O corpo no teatro de rua é o que manda
- A resistência física do ator tem que ser muito boa
- A gestualidade do ator tem que ser bem ampliada
Esteriótipo
- Assumir um personagem que você não é
- Cair na farsa
Voz
- Amplitude vocal
- Dar extensão vocal. Dar peso as vogais
- Ter articulação e boa respiração
Cortejo ou parada
- Um grande chamamento
Aquecimento de platéia
- Forma orgânica: brincar com o público, uma dinâmica
- A música é um importante elemento para o aquecimento de platéia

Aqui finaliza minhas dicas sobre teatro de rua, se tiver interesse em ver de perto grandes trabalhos neste perfil vá a Paraty RJ e assista aos espetáculos da IV Mostra Rio-São Paulo de Teatro de Rua, nos dias 09, 10 e 11 de Dezembro.

Por Lell Trevisan