segunda-feira, junho 06, 2011

A Arte de Ensinar


Ensinar é uma arte, a principal arte de todas as artes, é uma troca de conhecimentos. Ensinar requer sensibilidade, capacidade de improvisação, imaginação, domínio da linguagem, senso dialógico, conhecimento e vontade de transmiti-lo ao aluno.
Para saber dominar esta arte, é preciso aprender de fato. E para saber ensinar, é necessário aprender o tempo todo. Estar aberto a novos saberes, canalizá-las e assim, desfrutar do conhecimento e ensinar de forma compreensiva. O uso da didática é fundamental: o processo ensino e aprendizagem, juntos.



Para ensinar, tem que saber se expressar, aprender todos os dias, amar o que faz, conhecer, não só o que se ensina, mas conhecer o ser humano, entender, dinamizar, estar atento às dificuldades dos alunos e suas atividades, e ter a certeza de que estão aprendendo e o mais importante, gostando de aprender. A arte de ensinar vai além de um estudo teórico, ensinar é viver, é sonhar, é nos levar a um mundo lúdico, é uma troca de experiências, ensinar é conhecer a vida.


Por Lell Trevisan