terça-feira, outubro 30, 2012

Desfile: Café: O Ouro Verde”




No dia 25 de outubro de 2012 foi realizado o Evento de Moda, História e Arte: “Café: O Ouro Verde” Lançamento da Coleção de Joias da design Cláudia Schneider, “A sedução está no ar” na Cachaçaria Água Doce - Moema – SP. O evento contou a história do café através da moda e artes e entre os parceiros, a Athus Studio, que fez a produção dos modelos que fizeram um grande espetáculo, que tiveram como direção e preparação Lell Trevisan e preparação corporal, Arthur Lemos e a Produção de fotografia do evento.


Um desfile descontraído e dinâmico que encantou o público. Ao entrar na cachaçaria os convidados se viram diante de uma linda Exposição de looks e acessórios de moda: Coleção Sustenta-habilidade. Os acessórios e looks contaram um pouco da história da moda, relacionada ao café durante o período da quebra na bolsa de Nova York em outubro de 29 que foi um golpe para a estabilidade da economia cafeeira. O ano de 1929 foi o fim de uma época de euforia e prosperidade para quem se aventurou em ações, não havia dinheiro para nada. O Brasil como maior exportador de café acabou afetado. A moda, claro, também sofreu suas mudanças, e teve que se adaptar a um momento em que não cabiam grandes ousadias. O uso de materiais mais baratos e duráveis para as roupas foi uma dessas mudanças.



Também teve a Exposição da Coleção de Acessórios “Lentes: Pequenos Olhares”, no final dos anos 20, uma série de manifestações culturais emergia, atingindo todos os segmentos sociais. O rádio, o cinema e a música popular avançavam a grandes saltos. O processo de transformações sucessivas no sistema da moda foi amplamente marcado por influências da imprensa e cinema. Além de tudo isso, a Exposição de trabalhos de ilustração: Dani Sá. Exposição de instrumentos musicais: Alicia Israeli e a Apresentação de músicos: Trio Guarani (Chorões).



Ao acender das luzes do século XX, o Brasil era o primeiro produtor mundial de café e a riqueza acumulada no interior já havia levado a maioria dos grandes fazendeiros para a cidade grande. Para a elite cafeeira, tudo tinha de ser grandioso, suntuoso, bonito, elegante e moderno. Com a entrada em cena dos barões do café, São Paulo ganhou inaudito impulso modernizador.

Juntar os encantos das fazendas de café com a herança cultural e a efervescência da metrópole e mostrá-los através de um Evento de Moda e Arte que reuniu história, cultura, arte e bem-estar, para contar os encantos, riquezas e prosperidades trazidos pela cultura do café no Brasil. A moda como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade – usos, hábitos e costumes – em um determinado momento da história. O evento reunirá trabalhos tendo o café como inspiração.



“Dois mundos distintos, unidos na missão de adornar corpos e despertar novas emoções.”

São Paulo, coração financeiro e cultural do Brasil, cenário de prosperidade para os “Barões do Café”, protagoniza entre nós um novo capítulo na saga do café: inspira Cláudia Schneider a criar uma coleção de jóias em prata, a fim de difundir peças que retratam a beleza da joia e a efervescência da metrópole, trazida pelo café.



A sedução está no ar. O aroma inebriante do café, que envolve e conquista os mais exigentes paladares, registra ao longo dos séculos uma história de encantamento, que vai deixando admiradores da quente África à misteriosa Ásia; do belo Mediterrâneo à exuberante Amazônia, até conquistar um lugar de destaque no panteão das bebidas mais apreciadas em todo o mundo.

Uma caminhada iniciada há muito tempo, em terras distantes do tropicalismo brasileiro. Nesse trajeto, uma parada decisiva no Estado do Pará, e deste para o restante do país, tornando-se símbolo de uma era de ouro naquela que chegaria ao terceiro milênio como a maior cidade da América Latina, São Paulo.

A coleção “A sedução está no ar”, criada pela designer Cláudia Schneider, é um retorno triunfal ao glamour de São Paulo. Saído do Pará há décadas, onde foi plantado inicialmente no município de Vigia de Nazaré, o café faz esse caminho novamente, agora com a função de seduzir não apenas pelo sabor marcante, pelo perfume que deixa no ar, mas também pelo fascínio que toda “joia” carrega consigo.




“Criatividade e arrojo reunidos em peças criadas para seduzir”

Veja imagens do evento:


www.athustudio.com

Os Modelos com os empresários: Arthur Lemos e Lell Trevisan (Athus Studio) e Cláudia Schneider (design das Joias)