quinta-feira, outubro 30, 2014

Exposição Multimídia Carlos Queiróz Teles


Dica de NANDA ROVERE

Um dos principais autores teatrais da segunda metade do século XX, o dramaturgo Carlos Queiroz Telles terá sua vida e obra lembrada em uma exposição multimídia no Teatro Aliança Francesa.

A Exposição Multimídia ficará em cartaz durante o mês de Novembro no hall do Teatro Aliança Francesa, onde estarão instalados televisores em que o público poderá assistir a vários depoimentos, entrevistas e debates sobre sua vida e obra.

Entre os entrevistados estão amigos e pessoas que trabalharam com ele, entre elas: Antônio Fagundes (ator), Alcides Nogueira (dramaturgo e autor de telenovelas), Alexandre Borges (ator e diretor), Renato Borghi (ator), Jorge da Cunha Lima (ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo e presidente da TV Cultura), Mario Masetti (diretor), Renata Pallotini (dramaturga), Ety Freiser (atriz) entre outros.

Também estará em cartaz no Teatro, o espetáculo Muro de Arrimo de Carlos Queiroz Telles, com direção de Alexandre Borges e protagonizado por Fioravante Almeida.

No palco, um pedreiro ouve, durante o seu trabalho num prédio, uma partida da seleção brasileira e revela seus sonhos, desejos, vontades e suas desilusões. A paixão pelo futebol extrapola os limites da razão.

O espetáculo teve uma montagem clássica em 1975, no Teatro Aliança Francesa, com Antônio Fagundes fazendo o pedreiro e direção de Antônio Abujamra, e depois foi remontada em 1990 com o mesmo ator e diretor. Um trabalho de um vigor impressionante. Tive a oportunidade de conferir, em 1990, e fiquei encantada com a maestria da interpretação de Antonio Fagundes.

Leia mais matérias de NANDA ROVERE

Serviço:

LOCAL: Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente)

DATA: 31/10 até 30/11, (Segunda à Sábado das 09h às 21h, Domingos 16h às 19h e horários especiais nos feriados, conferir no site da Aliança.) INFORMAÇÕES: 3017 5699 - r. 5602 e www.teatroaliancafrancesa.com.br

INGRESSOS: Gratuito

CLASSIFICAÇÃO: Livre

Sobre Carlos Queiroz Telles:

Poeta e dramaturgo teve sua primeira peça apresentada pelo Grupo Oficina, em 1958. Nos últimos quatro anos foram encenadas diversas peças de sua autoria: Frei Caneca (72), A Semana (72), A Viagem (72), O Jogo do Poder (74), Porandubas Populares (75), O Processo de Joana (75), Muro de Arrimo (75). Por estes trabalhos recebeu os prêmios Moliére e APCA referentes aos anos de 72 e 75. Tem dois textos mantidos inéditos (“O Vestibular” e “A Heróica Pancada”) e, em ensaios, “A Bolsinha Mágica de Marly Emboaba”, texto já apresentado pelo Rádio France, em janeiro deste ano. Muro de Arrimo e A Bolsinha Mágica, já foram traduzidos para o francês estão com montagens programadas para França e Holanda.