quinta-feira, outubro 30, 2014

O CCBB educativo promove a 6ª Semana da Acessibilidade, entre 3 E 8 DE NOVEMBRO


Dica de NANDA ROVERE

Repense acessibilidade é a proposta temática que norteará a programação gratuita da 6ª Semana da Acessibilidade. O CCBB convida toda a comunidade para conhecer as diversas formas de viver, aprender e compartilhar os bens culturais, demonstrando que é possível proporcionar ações culturais para todos os tipos de públicos.

PROGRAMAÇÃO CCBB EDUCATIVO – SEMANA DA ACESSIBILIDADE (3 a 8/11)

Visita em Libras - dias 3, 5, 6 e 7/11, às 10h e às 15h

Visita mediada com educador à exposição em cartaz ou visita ligada ao patrimônio do prédio do CCBB para surdos ou ouvintes fluentes em Libras.

Visita Sensorial - dias 3, 5, 6 e 7/11, às 11h e às 13h

Durante as visitas sensoriais, o visitante é convidado a participar de um jogo com diversas possibilidades sensoriais que o levará a uma viagem histórica, passando pelos estilos arquitetônicos do edifício do CCBB-SP e resgatando o contexto da sociedade paulista dos anos 1920.

Início: Térreo

Classificação etária: Livre

Contação de Histórias em Libras – dias 3, 5, 6 e 7/11, às 14h

Realizada pela educadora surda Isadora Soares Borges, tem interpretação para o português. Voltada para qualquer público, a contação em Libras proporciona ao público ouvinte entrar em contato com essa língua e integrar o público. A narrativa em Libras é elaborada de forma lúdica com histórias populares que conversam com a temática da exposição ou do prédio.

Local: Mezanino

Classificação indicativa: livre

Duração: 30 minutos aproximadamente

Capacidade: 45 pessoas

Psiu! (Visita) – dia 5 de novembro, quarta-feira, às 16h

Visita teatralizada em que a educadora Isadora Soares Borges apresenta o prédio histórico do CCBB, suas características, tais como: mitologia, arquitetura e história do banco, com figurino que remete à época de sua construção, década de 1920, em Libras.

Duração média de 1h.

Início: térreo

Classificação indicativa: livre

Recomendação etária: a partir de 8 anos

Show "Cordel Cantado", com o violonista especial Cacá Lopes

Dia 5 de novembro, às 16h

Dono de uma trajetória única e exemplar, o músico e cordelista Cacá Lopes, desenvolveu um modo peculiar e inédito de tocar violão por apresentar uma paralisia no braço esquerdo. Com o violão no colo, ele o toca como se fosse um piano. Na apresentação trará seu repertório de cantigas e cordéis.

Local: Rotunda (térreo)

Classificação indicativa: livre

Práticas e Reflexões com Educadores, dia 8 de novembro (sábado), das 10h às 12h

O artista visual Pazé abordará a sua produção em arte e tratará questões relacionadas à redução da mobilidade física, no seu caso a paraplegia, e o desenvolvimento de seu trabalho. Encontro com entrega de certificados. É necessário realizar inscrição com antecedência. Tel.: (11) 3113-3649

Local: Cinema

Classificação indicativa: Adulto

Mesa Redonda – dia 8 de novembro, das 13h às 15h

“Deficiências visuais e autismo: perspectivas e desafios para inclusão em espaços culturais.”

A acessibilidade será discutida em mesa redonda com a presença de Natália Berger, especialista em autismo, e a educadora cega, Camila Alves. Encontro com entrega de certificados. É necessário realizar inscrição com antecedência. Tel.: (11) 3113-3649

Loca: Auditório

Classificação indicativa: Adulto

Apresentação de Aline Fávaro, bailarina especial – dia 8 de novembro, às 15h

A única bailarina com Down no mundo a dançar com sapatilhas de ponta. É autora do livro “A bailarina especial”, que conta sua história, desde os oito anos quando entrou na primeira escola balé Clássico.

Local: Rotunda (térreo)

Classificação indicativa: livre

OBS: todas as atividades da 6ª Semana da Acessibilidade são gratuitas.

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo

Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô

Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652 www.bb.com.br/cultura www.twitter.com/ccbb_sp

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal

Estacionamento conveniado - Estapar Estacionamentos

Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos) - R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB.

Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Leia mais matérias de NANDA ROVERE