sexta-feira, novembro 28, 2014

Jovens Narradores - Descobrindo Novos Horizontes


Dica de Lell Trevisan

O programa capacita, através de oficinas de arte, literatura e intercâmbio, alunos de escola pública da zona sul de São Paulo.

A Escola de Narração Itinerante, escola portuguesa de capacitação de narradores de histórias, em parceria com a Escola EMEF Prof°Airton Arantes Ribeiro, situada na zona sul de São Paulo, realiza, desde 2012, o projeto “Jovens Narradores - Descobrindo Novos Horizontes”, sendo o primeiro fora de Portugal.

Criado pela narradora profissional Clara Haddad, o programa tem como objetivo principal contextualizar a profissão de narrador de histórias e capacitar os alunos.

O projeto “Jovens Narradores - Descobrindo Novos Horizontes” funciona da seguinte forma: todo ano a educadora responsável, que no Brasil é a Sandra Haddad, seleciona alguns alunos para participarem.

Durante o treinamento, os alunos são estimulados a pesquisar sobre diversos estilos de narrativas como, por exemplo, contos, fábulas, lendas e mitos da tradição popular. Ação que desperta o interesse em áreas que são fundamentais para a formação do indivíduo como, por exemplo, a literatura oral e a comunicação interpessoal.

Como forma de melhorar cada vez mais a dinâmica, o projeto apresenta algumas novidades para este ano. As oficinas complementares ministradas por Clara Haddad, por exemplo, terão a participação da atriz Helena Ritto e do músico Cristiano Gouveia, profissionais com vasto conhecimento artístico.

Outra atividade que enriquece o projeto é o intercâmbio. Isso mesmo! A partir de outubro os jovens irão trocar experiências e histórias através da internet e videoconferências com outros participantes do projeto de lá.

Os jovens que mais se destacarem serão convidados a visitar a sede da Escola de Narração Itinerante na cidade de Porto, em Portugal, e participar do I Encontro de Jovens Narradores que ocorre paralelamente ao Um Porto de Contos – Encontro Internacional de Narração Oral em 2015.

Clara Haddad

Nascida em São Paulo, Clara é uma atriz e narradora profissional de histórias desde 1999. Durante este período, já se apresentou em diversos países como Portugal, Espanha, França, Peru, México e outros.

Atualmente vive em Portugal, onde - entre outros trabalhos - fundou a primeira escola de capacitação e treinamento para narradores de histórias e mediadores de leitura: a Escola de Narração Itinerante.

É, ainda, diretora e produtora do “UM PORTO DE CONTOS”- Encontro Internacional de Narração Oral, que teve a primeira edição em maio de 2011. Na literatura, Clara é autora do conto “A Montanha Encantada”, que faz parte da coletânea reunida no livro "Histórias de quem conta histórias", publicado pela Ed. Cortêz. Livro escolhido para representar o Brasil na feira internacional do livro infantil em Bolonha-Itália em 2011, como um dos melhores lançamentos infanto - juvenis de 2010.

Leia mais matérias de Lell Trevisan

Sugestão: Thiago Paleari para a Folha da Cultura