terça-feira, novembro 25, 2014

Sarau da Lua Cheia em Paraty RJ no “Sebo Cultural”


O produtor cultural Daniel de Jesus, proprietário do “Sebo Cultural”, convida para o próximo “Sarau da Lua Cheia”, que acontecerá dia 06 de dezembro e será o sarau de encerramento deste ano de 2014, prometendo várias novidades!


Daniel de Jesus Lima, este amante de livros e arte, conheci-o há alguns anos, época em que ele foi meu aluno de teatro e já mantinha um sebo com livros, discos de vinil, CDs e DVDs, culturalmente riquíssimos na esquina da rodoviária de Paraty.

À época, ele disse-me este ser um sonho que estava realizando, pois sempre gostou muito de ler e ter a oportunidade de facilitar a leitura, trocando e vendendo livros usados e baratos era uma maneira de estar contribuindo para o enriquecimento cultural de todos.

Há dois anos, lhe surge a ideia de comprar uma Kombi , construir um palco em sua capota e transformar seu sebo em um espaço de arte itinerante. Esta Kombi não tem motor e funcionará como um trailer, visitando as comunidades e fazendo “acontecer” também o seu “Sarau Cultural”, projeto que já vem desenvolvendo e que chama carinhosamente de “Bagunça Cultural”.

O “Sarau Cultural”, batizado de “Sarau da Lua Cheia”, pois acontece sempre na primeira noite de lua cheia (quando não chove), aconteceu pela primeira vez em 1992 com o nome de “Festa Pra Lua” e recebe artistas e comunidade, com um microfone aberto para todos se manifestarem. Neste espaço acontecem apresentações musicais, teatrais, poéticas e também oficinas de fotografia, onde o resultado deve ser projetado em telão ao final dos saraus.

O sebo cultural e o sarau são projetos autossustentáveis , que embora contem com pequeno apoio da Secretaria de Cultura, segundo Daniel, ser independente lhe faculta ter mais liberdade de ação.

Este projeto, apreciado por moradores e turistas que visitam Paraty, merece o aplauso e apoio de todos.

Sebo Cultural – Paraty

Av. Roberto da Silveira (uma quadra do Centro Histórico) – Aberto a partir de 18 horas https://www.facebook.com/pages/Sebo-Cultural-Paraty/1604994752975141?fref=ts

(Ailton Amaral - para a Folha da Cultura)

Fotos – João Rocha Braga Filho e Daniel de Jesus

Leia mais matérias de Ailton Amaral