sábado, janeiro 17, 2015

TEATRO AUGUSTA HOMENAGEIA PAULO GOULART DANDO O NOME DE SUA SALA NOBRE AO ARTISTA



O Teatro Augusta é um dos espaços culturais mais tradicionais da capital paulista. Em 2015, traz diversas novidades: A primeira delas será a mudança de nome da Sala Nobre que passará a se chamar Paulo Goulart, agora sob o comando dos atores Tiago Pessoa e Luciana Garcia. O batismo da sala acontecerá na segunda, 19, às 20h00. Na ocasião, haverá a colocação da placa com seu nome, além de uma leitura encenada do texto O Efeito dos Raios Gama nas Margaridas do Campo, de Paul Zindel. Nicette Bruno confirmou presença. Vale frisar que o evento é somente para convidados.

O Efeito dos Raios Gama nas Margaridas do Campo foi estrelado por Nicette Bruno em 1974, em São Paulo, em uma montagem dirigida por Antônio Abujamra com Eleonor Bruno, Bárbara Bruno e Beth Goulart (estreando no teatro profissional), além de Lúcia Capuani. Por esse trabalho Nicette Bruno ganhou o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Molière de Melhor Atriz. Para essa leitura, Luciano Maza foi convidado para a direção. No elenco estão Tânia Bondezan, Sara Antunes, Nathália Rodrigues, Janaína Afhonso e Amélia Bittencourt.

A peça conta a história de Beatriz, uma mãe amarga que vive com suas filhas, Rute e Matilde e uma velha inquilina, Nani. Essas mulheres habitam uma casa decadente que outrora foi um armazém.

Rute, a filha mais velha, é uma jovem bonita que tem frequentemente ataques epiléticos, enquanto Tilde é uma menina tímida com talento intuitivo para as ciências.

Motivada por seu professor de física, Tilde realiza uma experiência sobre os efeitos dos raios gama nas margaridas do campo para provar que uma vida de esperança pode brotar em solo contaminado e não fértil. Ela espera os elogios da mãe Beatriz, mas esta é incapaz de transmitir o carinho que a filha necessita.

Sobre o Teatro Augusta:

Fundado em outubro de 1973 como Auditório Augusta por Sérgio Person, o local sempre teve vocação de inovar e fazer um teatro de alta qualidade. Pelo seu palco grandes atores passaram em montagens marcantes como 'El Grande de Coca-Cola' - com Armando Bógus, Laerte Morrone, Suely Franco e Ricardo Petraglia. Logo em seguida, pela primeira vez no Brasil, apresentou uma peça do filósofo e escritor existencialista Jean Paul Sartre - 'Entre Quatro Paredes' um verdadeiro símbolo da época, com Nathalia Timberg, Lílian Lemmertz, Luiz Linhares e Antônio Maschio. Outros espetáculos que marcaram época nasceram neste espaço: 'Orquestra de Senhoritas'; 'Lição de Anatomia'; 'Investigação na Classe Dominante'; 'Crimes Delicados' e 'A Noite dos Campeões'.

Ficha Técnica

Autor: Paul Zindel

Direção: Lucianno Maza

Elenco: Tânia Bondezan, Sara Antunes, Nathália Rodrigues, Janaína Afhonso e Amélia Bittencourt

Serviço:

Teatro Augusta (Rua Augusta 943, Consolação), Sala Nobre, 302 lugares. Acesso a deficiente.

19/01 (Segunda às 20h)

Somente para convidados

INFORMAÇÕES: (11) 3151 4141

DURAÇÃO: 70 min

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos