quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Enrique Diaz faz apresentação gratuita de Cine Monstro no Itaú Cultural



DICA DE NANDA ROVERE

Cine Monstro, primeiro espetáculo solo de Enrique Diaz, tem apresentação gratuita em São Paulo, dentro do projeto Terça Tem Teatro, no Itaú Cultural.

A peça, que já fez algumas apresentações na capital paulista, fecha a trilogia do ator e diretor (formada também por In On It e A Primeira Vista) baseada em textos do canadense Daniel MacIvor.

Diaz interpreta 13 personagens que estão envolvidos em histórias cruéis e violentas. As críticas sobre o desempenho do ator em cena são ótimas, vale ressaltar. Diaz é um dos grandes nomes do teatro brasileiro contemporâneo.

O terror está presente no texto e na encenação. As histórias são chocantes, mas a narrativa tem um humor irônico.

Os personagens estão envolvidos em situações mórbidas e, aos poucos, o espectador percebe que eles têm as histórias de suas vidas entrelaçadas e a trama se transforma num instigante quebra-cabeça.

Um jovem rapaz, por exemplo, conta a história do seu vizinho, que assassinou friamente o pai e depois cortou o seu corpo em pedaços... Outros personagens também estão envolvidos, de alguma maneira, com essa mesma história.

As cenas tem uma estética próxima a do cinema, sobretudo em virtude das projeções e efeitos sonoros que surgem no palco de acordo com a narrativa.

Sobre Enrique Diaz: (Fonte: http://teatropedia.com/)

Nasceu em Lima, Peru, em 19 de Setembro de 1967. Ator e diretor teatral, fundador e diretor artístico da Cia. dos Atores, desde 1988, e do Coletivo Improviso, desde 2002. Dirige o Teatro Ziembinski de 1994 a 1997 e o Espaço Cultural Sérgio Porto em 1998 e 1999, no Rio de Janeiro.

Dirige espetáculos que vão de clássicos como As Três Irmãs e A Gaivota de Tchecov, e Ensaio.Hamlet, baseado em Shakespeare, a textos originais como A Bao A Qu e Melodrama, além de comédias como Só Eles o Sabem, de Jean Tardieu, e Uma Coisa Muito Louca, de Flávio de Souza.

Tem seus trabalhos apresentados na França, Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Áustria, Estados Unidos, Rússia, Bulgária, Holanda, Suíça, Itália, Porto Rico, Colômbia, Argentina, Chile, Canadá e Japão, além de cidades em todo o Brasil.

Entre seus filmes e participações em TV, estão Carandiru (2003), A Muralha (minissérie, 2002), Irmãos Coragem (1995), Kenoma (1998), Filhos do Carnaval (2006) e Felizes para Sempre? (também minissérie) .

Leia mais matérias de NANDA ROVERE

Ficha Técnica:

De DANIEL MACIVOR

Direção, iluminação e atuação ENRIQUE DIAZ

Tradução BARBARA DUVIVIER e ENRIQUE DIAZ

Colaboração na direção MARCIO ABREU

Colaboração na iluminação MANECO QUINDERE

Trilha sonora original LUCAS MARCIER

Cenografia SIMONE MINA

Vídeos BATMAN ZAVAREZE e NATHALIE MELOT


Serviço:

Cine Monstro no Terça Tem Teatro

24 de fevereiro de 2015 20h00 sala itaú cultural 249 lugares [distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do espetáculo, mas é bom chegar o mais cedo possível]

Avenida Paulista, 149 - São Paulo/SP 
https://www.facebook.com/cinemamonstro?fref=ts https://www.facebook.com/events/730641083699117/?fref=ts